segunda-feira, 30 de março de 2009

Tudo errado!!!


Depois de um resultado tão decepcionante quanto o empate de ontém contra o Equador, costumamos fazer reflexões.
A reflexão que eu faço é uma comparação, entre Brasil e Argentina...não a Argentina não é próximo adversário do Brasil, o que quero mostrar é diferença de atitude das duas seleções, que sempre foram rotulados como futebol arte da seleção verde e amarela, contra a raça Argentina.
Tudo bem, o Brasil é o maior exportador de jogadores do futebol mundial, a safra parece ser inesgotável, mas o grande problema é a cabeça desses jogadores, que quase diariamente são manchetes, não pelo futebol que apresentam mas sim, por festas e envolvimentos em confusões. Já os nossos rivais argentinos que sempre estiveram na sombra dos problemas do seu grande ídolo Maradona, que esteve ligado à drogas, problemas com imprensa e muito mais. Hoje o futebol argentino é outro, tem os melhores jogadores assim como o Brasil, tem espírito de união, é uma família como o próprio Sérgio Aguero, genro de Maradona que entrou em campo com sua filha, tem Messi um dos melhores da temporada e tem mais 21 jogadores, que brigam o tempo todo, pela vaga e pela vitória.
Já aqui no Brasil, os jogadores só tem pensado no status pessoal, em novos visuais, e futebol que é bom, nada!!! Não podemos achar que tá bom assim, que o Júlio César é o melhor goleiro do mundo, por que isso não nos levará a Copa, mas não posso esquecer que a atuação de Júlio César foi realmente memorável, e ele é sim o melhor do mundo.
Emfim, a situação não é tão periclitante, mas é preciso rever alguns conceitos e jogar como se deve, é preciso jogar como a seleção Brasileira, o melhor time de todos os tempos incontéstavelmente, é preciso vencer acima de tudo. Quarta-feira tem mais, dessa vez em casa contra o Peru, último colocado das eliminatórias que teoricamente não nos trará problemas, eu também não acredito nisso mas....é esperar pra ver!!!

segunda-feira, 23 de março de 2009

Pronto para as batalhas!!!


O Vasco venceu neste domingo o seu maior rival, o Flamengo, aumentou a crise do rubro-negro, mas acima de de tudo, vem provando que é realmente um time, e que pode surpreender nessa temporada. O time cruzmaltino, que desde o começo do ano vem fazendo um bom trabalho, a cada dia que passa convence ainda mais torcedores e aos críticos.
Boa campanha no carioca, onde só ficou fora das finais da Taça Guanabara, por um problema administrativo, quando perdeu 6 pontos pela escalação irregular do meia Jeferson, na primeira fase da copa do Brasil, venceu de goleada, e evitou a segunda partida, e no segundo turno do carioca a Taça Rio, o clube está invicto, e o melhor...com goleadas pra cima do Botafogo (4x1) e vitória incontestável sobre o Flamengo(2x0). Mas à quem diga, que a vitória sobre o rubro-negro foi facilitada, pelo interesse de jogadores do Flamengo em derrubar o técnico Cuca. Não sou tão inocente, de dizer que isso não acontece no futebol, mas acredito que isso não foi possível, por se tratar de um clássico, pelos jogadores terem recebido seus salários atrasados, e por tentarem manter o tabu, de vitórias sobre o Vasco. Sabemos que o Vasco, é um time em formação, que montou uma base para a série B, então vamos devagar com a empolgação. Mas é claro e nítido que o time tá bem montado, os jogadores estão com vontade, estão com fome e tem mostrado isso dentro de campo. Como todo clube grande que cai, para a segunda divisão torcemos que o Vasco também volte a a elite do futebol brasileiro. Boa sorte para o Vasco, durante toda a temporada. Pra frente vascão!!!

sexta-feira, 20 de março de 2009

Raio X.


Foram definidos nesta quinta-feira, os confrontos das quartas de final da liga dos campeões. Vamos a um breve resumo desses duelos;

Villarreal(ESP) x Arsenal(ING); Os espanhóis fizeram boa campanha na primeira fase, se classificando em segundo lugar atrás apenas do Manchester United. Nas oitavas passou sufoco para passar pelo Panathinaikos O Arsenal ficou em segundo na primeira fase, atrás do Porto, já nas oitavas passou pela Roma com uma vitória em casa, vitória nos pênaltis na capital italiana. Acredito que esse duelo não tem favorito, por que são duas equipes muito inconstantes. Certeza de um duelo muito franco.

Manchester United(ING) x Porto(POR); As duas equipes terminaram a primeira fase como líderes de seus grupos. Já no iníco do mata-mata, o Manchester eliminou a toda poderosa Inter de Milão, enquanto o Porto fez um duelo muito equilibrado com o Atlético de Madri, se classificando com dois empates. Zebras acontecem mas, o Manchester é disparado o favorito, não só a passar dessa fase, como para ser campeão.

Liverpool(ING) x Chelsea(ING); Acredito que esse seja um duelo muito equilibrado, o Chelsea na primeira fase ainda dirigido por Felipão, não teve vida fácil e se classicou em segundo atrás da Roma, agora com novo técnico, o holandês Guus Hiddink o time mostra nova vida, e está renovado após eliminar a Juventus pelas oitavas. Já o Liverpool se classificou em primeiro na primeira fase, bateu e humilhou o Real madrid com duas vitórias e goleada no jogo em Anfield Road( Estádio do Liverpool). Emfim um confronto também sem favoritos.

Barcelona(ESP) x Bayern de Munique(ALE); Acredito que esse seja o confronto mais interessante, as duas equipes foram primeras em seus grupos e passaram com autoridade pelas oitavas. O Barcelona apo´s em pate na França com o Lyon, por 1 à 1, aplicou uma goleada de 5 à 2 no líder do campeonato francês. Já o Bayern não teve dó nem piedade do Sporting, aplicou duas goleadas, a primeira em Lisboa por 5 a 1, e em Munique, foi pior aplicou 7 a 1 . O Barcelona com seu time estralado, com seu ataque poderoso com Henry, Eto'o e Messi é favorito, mas o Bayern acredito ter todas chances de surpreender. Então vale a pena conferir,as quartas de final do maior torneio interclubes do mundo, que terão início nos dias 7 e 8 de abril.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Tudo muito lindo...no papel!!!


O governo federal através do ministério dos esportes, e seu ministro Orlando Silva, criou uma lei que acaba com a baderna tanto dentro como fora dos estádios. Trata-se de uma lei que vai punir os "baderneiros" do futebol com até 3 anos de reclusão, e em casos menores multas ou prestação de serviços a comunidade. O alvo dessa lei, e dessas punições serão; Arruaceiros travestidos de torcedores, usuários de entorpecentes nos estádios, cambistas e a manipulação de resultados seja lá, por quem for. A intenção é seguir a risca o estatuto do torcedor, que praticamente não é respeitado no Brasil já que os torcedores,são quase sempre lesados, com a falta de conforto, segurança e o pouco número de ingressos, em decorrência dos cambistas. Outro tema que foi abordado foi a manipulação de resultados, que hoje não é exclusividade só do Brasil, já que já foi tema na Alemanha, na Itália entre outros campeonatos. Outro tema que também foi abordado, foi um cadastro de torcedores para assistir à jogos da seleção brasileira, esse cadastro será feito pelas federações e pelos clubes, visando selecionar os torcedores. Todas essas medidas, são assumidas cópias dos modelos já implantados na Inglaterra e com muito sucesso. Enfim, tudo é muito lindo quando está no papel, quando vem á ser divulgado em público, mas é preciso muito mais, é preciso ir buscar quem conheça esse trabalho, quem saiba como fazer, por que só o papel não dá jeito. Mas nós brasileiros torcemos para que dê certo, pois é muito fácil só criticar e falar que é só conversa pra boi dormir, mas nunca é tarde pra se tomar essa atitudes, e não é vergonha nenhuma copiar o modelo desde que seja para beneficiar e tornar mais bonito o esporte mais popular do mundo, no país do futebol. Vale a pena acreditar!!!

segunda-feira, 9 de março de 2009

Ele está de volta!


Vamos esquecer por ora, os vacilos e derrapadas dele, e dar a importância merecida a mais um retorno, a mais uma volta por cima de Ronaldo. Mais uma vez o atacante mostrou do que é capaz, que críticas e brincadeiras, muitas delas de muito mal gosto, não o abalam. Fora dos campos à mas de um ano, quando se contundiu numa partida do campepnato italiano quando ainda jogava pelo Milan, Ronaldo se contundiu e deu início a mais um briga para voltar ao futebol, nada que ele já não conhecesse, mas acredito ser uma das piores por ser mais uma vez e o joelho, e também por que não é mais nenhum garoto. Ronaldo voltou aos campos na quarr feira, passada contra o Itumbiara pela Copa do Brasil, esteve pouco tempo em campo, mas não foi mal, neste domingo contra o Palmeiras, era esperado que ele entrasse de primeira, mas o treinador preferiu mantê-lo no banco. Ronaldo entrou aos 19 minuos da segunda etapa, e sem modéstia, mudou a cara do jogo, driblou, mandou bola na trave, e nos acréscimos quando parecia que o 1 a 0 para o Palmeiras se manteria, eis que surge das cinzas, mais uma vez o camisa 9 e marcou o gol de empate. Ronaldo comemorou como nunca visto, se pendurando no alambrado que muito fraco cedeu, depois que um amontoado de corintiano, juntaram para comemorar com o ídolo, graças a Deus, ninguém se machucou, e isso ajuda a ser uma atitude irresponsável, mas perdoável. Durante o tratamento, Ronaldo se envolveu em uma confusão sem tamanho envolvendo travestis cariocas, apareceu em vídeos com mulheres em baladas, e mais recentemente chegou às 5 da manhã, ao Hótel onde estava concentrada a delegação Corintiana, e que resultou na demissão do diretor de Futebol, Antônio Carlos Zago que teria supostamente levado o atacante a Boate. Mas como eu mesmo disse vamos esquecer por ora esses deslizes do craque, que como pessoa é muito educado, que realmente é um fenômeno, é um dos maiores jogadores de todos os tempos, maior artilheiro de todas as copas do mundo, idolatrado em todo o mundo. Emfim, Ronaldo não tem mais o que provar, acredito ter passado por quase todas as provações que um ser humano pode passar, e às superou com louvor. Mais uma vez, parabéns e toda sorte do mundo a esse gigante dos gramados. Vale a pena torcer!!!

segunda-feira, 2 de março de 2009

Fim de semana quente!


Rodada quente nos gramados europeus, os campeonatos Italiano, Espanhol, Inglês, Alemão entre outros pegaram fogo nesse fim de semana. Começando pela Inglaterra, destaque para a Final da Carling Cup, onde o Manchester United depois dos 90 minutos e mais prorrogação venceu o Tottenham nos pênaltis, o gol do título sendo marcado pelo Brasileiro Anderson. Já pela rodada do inglês, os destaques foram as derrotas do Liverpool que perdeu por 2 a 0 para Middlesbrough fora de casa, e do Manchester City que continua com a sua campanha instável, e perdeu por 1 a 0 para o West Ham. Já pelo campeonato espanhol, os destaques ficam por conta de mais uma vitória do embalado Real Madrid, que venceu em Barcelona o Espanyol por 2 a 0 com gols de Guti e Raul. O Barcelona que à três rodadas tinha uma diferença de 13 pontos para o segundo colocado Real Madrid e agora caiu para apenas 4 pontos, perdeu de virada para o Atlético de Madrid, no estádio Vicente Calderón por 4 a 3. Os gols do Barcelona foram marcados por Henry(2) e Lionel Messi, já pelo Atlético marcaram Forlán e Aguero, com dois gols cada. Pelo Italiano nada mudou, a Inter de Milão recebeu a Roma no estádio San Siro, e esteve perdendo por 3 a 1, mas conseguiu o empate. Pela Inter marcaram Balotelli(2), e Crespo, já pela Roma marcaram De Rossi, Riise e Brighi. A Juventus venceu apertado a Fiorentina, por 1 a 0 gol de Marchisio, e o Milan mais uma vez decepcionou, ao perder para a Sampdoria fora de casa por 2 a 1, e aumentou a crise, que cresceu após ser eliminado da copa da Uefa em casa, para o Werder Bremen. A Sampdoria venceu com gols de Cassano e Pazzini, pelo Milan mais uma vez, marcou Alexandre Pato. Pelo campeonato Alemão, o Hertha Berlim manteve a ponta ao vencer o Borussia Monchengladbach em casa por 2 a 1 pelo Hertha marcaram Voronin e Dardai, Bradley descontou para os visitantes. O Wolfsburg bateu o Hamburgo fora de casa por 2 a 1, com 2 gols do Brasileiro Grafite, já o clássico Werder e Bayern, não saiu do zero. Pelo campeonato Francês, mesmo empatando em casa com o Lyon manteve a ponta. O líder do campeonato marcou com Kim Kallstrom, e Briand empatou para o Rennes. Esse foi um breve resumo do final de semana no velho continente, vale a pena continuar ligado.

Grande Abraço!!!

domingo, 1 de março de 2009

Bom aluno, mal professor e vice e versa!


Bom aluno, mal professor, isso nem sempre é verdade mas se tratando de futebol, essa regra é quase sempre seguida. Grandes jogadores, de grandes times, não se conformam com o final da carreira e preferem seguir como treinadores e estatisticamente não vão muito bem. São muitos os exemplos de jogadores medianos, que se dão muito bem e exemplos não faltam, Luís Felipe Scolari, Campeão Gaúcho como Grêmio, Libertadores com o Palmeiras, Campeão do Mundo em 2002, com a seleção brasileira, ótimas campanhas com a seleção portuguesa, e agora ex-técnico do milionário Chelsea. Ótimo curriculum, mas como jogador, perambulou por times pequenos do sul e até no nosso CSA ele já jogou. Mano Menezes é outro exemplo, jogou no Guarani de Venâncio Aires, não obteve sucesso e muito novo, iniciou a sua carreira de treinador no próprio Guarani, se destacou no Grêmio principalmente pela conhecida "Batalha dos aflitos", quando levou o Grêmio de volta a primeira divisão, em um jogo épico contra o Náutico, e hoje é treinador do badalado Corinthians, onde chegou com o time também na série B, e com muito méritos foi o grande campeão. Mas também os casos de grandes jogadores que deram certo como, Muricy ramalho técnico do São paulo, foi um grande jogador aatuava como legítimo ponta e defendeu muito bem as cores do São Paulo. Mas acredito que o melhor exemplo de jogadores bem sucedidos, que também se deram bem como treinadores é Zico, grande jogador e ídolo do Flamengo, o jogador, perto de encerrar a carreira, se transferiu para o futebol japonês, praticamente amador, e divulgou o esporte no país. Teve seu sucesso reconhecido e foi treinador da seleção japonesa, onde conseguiu grandes avanços, foi treinador do fenerbahce com muito sucesso, passou também pelo Uzbequistão onde treinou o Bunyodkor, e hoje treina o emergente CSKA da Rússia. Não poderia esquecer do grande Maradona, ídolo argentino e um dos maiores jogadores de todos os tempos, que foi técnico do do Newell's Old Boys e do Racing Club, sem sucesso e hoje é treinador da seleção Argentina, vamos esperar pra ver no que vai dar. Na verdade eu acredito que alguns grandes jogadores não dêem certo, por quê vejam o jogo de uma forma diferente, tentam decidir o jogo em uma só jogada, já os jogadores, que não tiveram tanto sucesso, procurem estudar mais, se preocuparem mas com o esquema tático. Pra encerrar uma frase muito importante, dita pelo goleiro do São paulo, Rogério Ceni; "Quando eu encerrar a carreira, que continuar trabalhando no futebol, mas não como treinador. Eu não suportaria ser chamado de burro, depois de tudo o que fiz por esse time que eu amo". E é assim, alguns se conformam, outros insistem, vamos continuar acompanhando a saga desses grandes. Grande abraço.